quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fiat Palio X Renault Clio - Seguro Auto


Vamos analisar um comparativa feito entre dois hatches para ver o melhor custo- benefício desses carros e podemos ver uma análise feita do Seguro Auto.

Analise realizada pelo Auto Esporte 



 É verdade que o Fiat Palio Fire é o carro mais barato do país na configuração com duas portas, mas quando se trata da versão quatro portas (que representa a maior fatia de vendas do hatch italiano), o Renault Clio parte de preços mais acessíveis. Comprar um Renault Clio é R$ 740 mais barato do que um Palio Fire, segundo as tabelas oficiais das versões com quatro portas. A pequena diferença de preço pode criar uma dúvida na cabeça do consumidor. Mas, e se pesarmos outros aspectos, como segurança, preço de seguro, desvalorização e conforto, qual leva a melhor? Confira agora:
Fiat Palio Fire 1.0 4 portas
Renault Clio Authentique 1.0 4 portas
Preço
A partir de R$ 26.190
A partir de R$ 25.450
Motorização
Motor 1.0 Flex, que entrega 75 cv de potência a 6.250 e 9,9 kgfm de torque a 4.500 rpm, quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco velocidades
Motor 1.0 Flex de 80 cv de potência a 5.750 rpm e 10,5 kgfm de torque a 4.250 rpm, quando abastecido com etanol. A caixa de câmbio é manual de cinco velocidades.
Desempenho
O 1.0 deixa a desejar face o 1.0 EVO atualizado do Uno, que permitiria uma condução mais relaxada e econômica. Com regimes de funcionamento médio para elevados, nem parece um 8 válvulas. O câmbio tem engates pouco precisos como no Renault. Na cidade, ele dá conta dos 940 kg da versão quatro portas. O torque menor e a exigência de mais giro para entregar seu melhor, deixa o econômetro numa situação "vermelha".
Apesar de mais potente, o motor do Clio é 16 válvulas. Isso o torna afeito a giros mais altos. Mesmo assim, a potência máxima e torque chegam ligeiramente mais cedo que no Fiat. O câmbio tem engates pouco precisos e vibra bastante durante a condução. Por outro lado, o indicador luminoso de troca de marchas é mais eficiente do que o econômetro analógico da Fiat. Junto com a força maior em médios e altos regimes e números melhores de desempenho, o Clio leva nesse quesito.
Principais itens de série
Vendido como "o carro mais barato do Brasil", o hatch sai de fábrica com dois principais ítens de série: o econômetro analógico e o indicador digital do nível de combustível. Apesar do espaço de sobra no painel de instrumentos antiquado, o conta-giros ficou de fora e faz falta. Economia de custo é a orientação naquele que foi criado para ser em conta. Como exemplo, em 2003 esse modelo tinha airbags laterais como opcionais. Pelo menos é possível encontrá-lo com airbags e ABS, uma vitória no quesito itens de série. 
O modelo de entrada da Renault sai de fábrica com conta-giros (bastante claro, por sinal, e com divisão de faixas de rotação para aumentar a economia do motor) e indicador de mudanças de marcha. Todas as versões também contam com predisposição para rádio, item que fica de fora da listagem básica do carro da Fiat. A exemplo do rival, o Clio foi um bocado empobrecido ao longo dos anos, lembrando que em 1999 ele tinha airbags frontais de série. Agora, ainda não é possível encontrar um com os itens de segurança nas concessionárias. 
Espaço
Com 3,82 m de comprimento, 1,43 m de altura e 1,63 de largura, oferece bom espaço para o motorista e o passageiro dianteiro. Os 2,37 m de entre-eixos, no entanto, fazem com que os passageiros do banco de trás tenham pouco espaço para as pernas. O porta-malas de 290 l oferece um bom espaço para a categoria. Com teto quase plano e colunas bem verticais, o Palio leva a disputa do espaço.
O entre-eixos 10 cm maior permite aos passageiros do banco traseiro do Clio terem maior espaço para as pernas, mas os bancos mais elevados do que os do Palio não deixam muito espaço de sobra entre a cabeça e o teto, cuja queda também prejudica. O hatch tem 3,81 m de comprimento, 1,41 m de altura, 1,64 m de largura e porta-malas de 255 l. Se você não for levar passageiros mais altos atrás ou muitas malas, pode ser uma boa opção, porém não é tão versátil quanto o Fiat.
Conforto
A versão 2014 recebeu novos bancos, que oferecem conforto em percursos mais distantes. As suspensões macias também contribuem. O renovado volante tem boa empunhadura e revestimento agradável. A ergonomia está datada. Exemplo da ausência de ajuste de altura no banco do motorista. Ainda assim, o conforto é mais privilegiado no Palio.
Mais firmes, os bancos do Clio não se destacam tanto pelo conforto, mas seguram mais em curvas. A direção é mais dura de manobrar. O câmbio também exige mais força e decisão nas passagens, mas agrada os que gostam de mais conexão mecânica. O senão está no ambiente datado que dispensa, por exemplo, qualquer ajuste da coluna de direção. 
Acabamento
Apesar de a posição dos comandos internos agradar, as saídas de ar são muito baixas. Não é fácil mexer em tudo  rapidamente, a posição do som é o único quesito em que o Palio ganha. Já o porta-malas tem quase nenhuma forração, permitindo que malas soltas batam na lataria e façam barulhos. Mesmo com isso, ainda tem soluções de projeto mais inteligentes. 
Emprestado do irmão Sandero, o painel de instrumentos é mais moderno do que o do Palio Fire, mas o acabamento, no geral, também é bastante simples. Fica ainda mais clara a simplificação geral do projeto, em especial a eliminação de material fonoabsorvente. A ergonomia dos comandos, especialmente a improvisação dos botões dos vidros dianteiros, deveria ser revista.  
Consumo
Apesar de a Fiat divulgar intensivamente a economia de combustível do Palio Fire, nossos testes urbanos e com o tanque abastecido de Etanol registraram média de 6,9 km/l, abaixo dos 8,8 km/l divulgados oficialmente. É pouco menos que o Clio.
As médias de consumo do Clio também ficaram bem abaixo do registrado pelo Inmetro, mas com desempenho melhor do que o do Palio. Foram  7,3 km/l em ciclo urbano e abastecido com etanol, enquanto a média oficial é de 9,5 km/l. Ainda assim, foi mais econômico que o Fiat.
Segurança
O hatch conta com airbag duplo e freios com sistema ABS, conforme exigido pela legislação, além de EBD, sistema que distribui a força aplicada nas frenagens e complementa o ABS.  É apenas o obrigatório, porém o grande negócio é que todas as unidades encontradas são equipadas com tais itens. Ponto que garante mais peso ao Palio.
Apesar de a Renault informar que os preços praticados atualmente se referem às unidades com airbag e ABS, as revendas consultadas pela reportagem ainda não oferecem o Clio equipado com os equipamentos de segurança, conforme exigido por lei para os carros produzidos em 2014. Modelos sem os itens podem ser vendidos apenas até março.
R$ 1.695, em média. O valor representa 6,47% do valor do carro. 
Média de R$ 1.324, o que representa 5,20% do valor do carro.
Cesta de peças
R$ 2.566,86, sendo R$ 564,35 por um farol, R$ 219,31 por uma lanterna traseira, R$ 172,65 por um retrovisor lateral, R$ 526,42 por um para-choque traseiro, R$ 18,69 por um filtro de ar, R$ 852,86 pelos jogos de amortecedores e R$ 212,58 pelos jogos de pastilha de freio. Ligeiramente mais cara, a cesta é um dos pontos que o rival leva.
R$ 1.963,77, sendo R$ 399,72 por um farol, R$ 367,48 por uma lanterna traseira, R$ 244,99 um retrovisor externo lateral, R$ 444,83 por um para-choque traseiro, R$ 46,21 por um filtro de ar, R$ 326,20 pelos jogos de amortecedores e R$ 134,34 pelos jogos de pastilha de freio.
Desvalorização
8,34% no primeiro ano
8,44% no primeiro ano
Garantia e pós-venda
O Palio Fire 2014 passou a receber 1 ano de garantia total, mais 2 anos de garantia para motor e câmbio. Sem limite de quilometragem. As revisões devem ser feitas a cada 10 mil km e as três primeiras, somadas, custam R$ 998.
A Renault também oferece 3 anos de garantia total para o Clio, ou até 100.000 km rodados. Somadas, as três primeiras revisões do Clio saem por R$ 960.
E nas lojas?
Ainda é possível encontrar algumas unidades do hatch à venda em concessionárias sem o recente ajuste de preços. Nesse caso, a versão com quatro portas sai por R$ 25 mil, um abatimento de R$ 1.190. No entanto, as versões mais completas levam cerca de 40 dias para serem entregues e o sistema de som é oferecido com sobrepreço. Nesse ponto, o Palio é melhor negócio.
Também é possível encontrar o Clio com descontos, mas os abatimentos são modestos. A versão Authentique sai por R$ 24.600, ou R$ 850 a menos do que o valor oficial. Lembrando que não havia ainda unidades com ABS e airbags. Todas as unidades são oferecidas a pronta entrega e há bastante oferta de cores nos estoques. É possível comprá-lo com taxa de 0,99% ao mês, pagando uma entrada de 30% e quitando o restante em 24 meses.
Conclusão
Vencedor. Apesar de cobrar bem mais pelos itens da cesta de peças e do seguro ser mais caro, o Palio Fire oferece mais conforto e melhor dirigibilidade, além da segurança dos freios com sistema ABS e airbags duplos para pronta entrega. Vale pesquisar nas lojas para conseguir boas condições.
As economias pelas quais passou o Clio recentemente trouxeram bons resultados no valor da cesta de peças, e o carro ainda tem seguro mais em conta. Mas perde pontos no desempenho e em alguns quesitos de conforto. A economia de R$ 740 em comparação ao Palio não vale o tanto assim.
Fique atento!
Apesar do configurador de carros do site da Fiat oferecer rádio para o Palio Fire por R$ 182, as revendas consultadas por Autoesporte não oferecem o modelo mais acessível, e chegam a cobrar R$ 500 por outros aparelhos. Já nas lojas da Renault, a principal dificuldade é encontrar unidades do Clio que tenham sido produzidas em 2014 e já ofereçam os sistemas de segurança exigidos por lei.
Confira os itens de avaliação da tabela feita pelo Auto Esporte Clique Aqui

Para realizar o seguro auto dos veículos de acordo com o seu perfil segurado, entre em contato com a Losangulo Corretora de Seguros e solicite um shopping em varia companhias para analisar o melhor custo x benefício do seguro Auto.

Losangulo Corretora se Seguros

ORÇAMENTO DE Seguro de Auto  à CLIQUE AQUI

Atendimento via Chat On-Line(horário comercial de 2ª a 6ª)  à clique aqui

LIGUE: (11) 2997-1400
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/fiat-palio-fire-ou-renault-clio-qual-comprar.html