quarta-feira, 30 de maio de 2012

Volvo lança air bag para pedestres

No carro, surge um sinal sonoro. Na mente do motorista aparecem muitas palavras, umas feias até. Para o pedestre, o momento é de desespero. Essa angustiante situação pré atropelamento começa a ganhar ares mais leves com o lançamento, na segunda quinzena de junho, do Volvo V40, o primeiro veículo com air bag dianteiro para pedestres.
O hatch, apresentado durante o Salão de Genebra (Suíça), em março, mostra mais uma inovação da Volvo para melhorar a segurança, principal pilar da montadora. A meta da empresa é impedir, até 2020, que alguém saia morto ou ferido de um de seus carros envolvidos em colisão.
O air bag para pedestres é acionado com o carro rodando entre 20 km/h e 50 km/h – 75% dos atropelamentos acontecem a até 40km/h, segundo dados da Volvo. O sistema utiliza sete sensores frontais, que “leem” a movimentação de pessoas fora do carro e analisam formas semelhantes às de pernas humanas, que, geralmente, são alvo do primeiro contato com o carro em atropelamentos, e as monitora em tempo real.
Quando o impacto é iminente, os sinais são enviados para uma unidade de controle que eleva o capô em até 10 cm. A peça serve de rampa para alçar o corpo da pessoa atingida na direção do airbag, que se abre na altura dos limpadores de para-brisa.
Esse movimento permite que o atropelado não entre em contato com nenhuma das partes rígidas do carro, como motor, coluna das portas e para-brisa, por exemplo. Com isso, ficará livre de ferimentos graves na cabeça e coluna cervical.
Pesquisa coordenada pela Volvo mostrou que1,3 milhão de pessoas morrem atropeladas todos os anos. Com o novo airbag, a montadora sueca promete reduzir em 90% o número de vítimas em atropelamentos com o V40
APROVEITE A REDUÇÃO DO IPI E A BAIXA NOS JUROS E ALÉM DE COMPRAR OU TROCAR SEU CARRO NOVO, FAÇA O SEU SEGURO DE AUTO!
 E SE SEU SEGURO ESTÁ PARA RENOVAR ESSE MÊS SOLICITE UMA COTAÇÃO SEM COMPROMISSO.
·        SEGURO AUTO ON-LINE
·        SEGURO AUTO COTAÇÃO
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-carro/volvo-lanca-air-bag-para-pedestres/